Você já parou para pensar nos riscos e nas dores de cabeça que você pode evitar ao optar por deixar seu imóvel em uma imobiliária?
Já imaginou que sem o suporte de uma imobiliária, experiente diga-se de passagem, você que assumirá as responsabilidades de: fazer vistoria, contrato de locação, cobrança do inquilino, reparos no imóvel e uma série de atividades que demanda tempo e ferramentas administrativas que a imobiliária dispõe, como por exemplo, para analisar uma ficha de cadastro?
Podemos apostar que as primeiras linhas já assustaram você.
Mas calma! A gente não veio só assustar.
Estamos aqui para compartilhar boas razões para você deixar seu imóvel com uma imobiliária de sua confiança e algumas dicas extras! Acompanhe esse post até o final.
Vantagens de deixar seu imóvel em uma imobiliária
Para você entender melhor a importância de deixar seu imóvel sob administração de uma imobiliária, vamos compartilhar as principais vantagens ao escolher essa opção.
Visibilidade
Uma imobiliária anuncia seus imóveis em diversos portais e canais de comunicação. Muitas investem fortemente em divulgações online e offline, aumentando consideravelmente a visibilidade do imóvel.
Além disso, conta com uma equipe de corretores preparada para auxiliar na divulgação, acelerando o processo de locação.
Segurança e tranquilidade
Lá no início do artigo, citamos algumas responsabilidades exigidas na locação de um imóvel, sim, algumas!
Alugar seu imóvel por conta própria pode parecer fácil e mais vantajoso, no entanto, exige tempo, disponibilidade e dedicação.
Além disso, a imobiliária vai realizar a análise cadastral, recolher e avaliar documentos, redigir o contrato, tudo baseado nos conhecimentos técnicos, experiência com o mercado, nas regras de tributação da relação de locação e legislação.
E não podemos deixar de mencionar o suporte ao inquilino em caso de alguma necessidade!
Controle financeiro
A imobiliária fará o tramite de recebimento, repasse, cobrança, faz controle de reajustes. Além disso, na maioria das vezes, a imobiliária conta com equipe de especialistas que já conhecem todo o procedimento financeiro, tornando a locação mais segura.
Atendimento / Visitas
Nem sempre você terá tempo para mostrar o imóvel, e é comum acontecer de perder um inquilino interessado por não ter tempo para acompanhá-lo a uma visita no imóvel.
A imobiliária conta com uma equipe preparada e principalmente experiente para responder as principais dúvidas, acompanhar o processo da locação, fazer a visita no imóvel, negociar a locação.
Sendo assim, você não precisa gastar seu tempo agendando visitas, atendendo milhares de ligações com perguntas, porque são atividades que fazem parte do dia a dia de uma imobiliária.
Dica extra
Lendo todo conteúdo acima, não fica difícil entender os riscos que você estará sujeito ao optar pela locação por conta própria, certo?
E o mais importante é saber identificar uma imobiliária de confiança, e essa era a dica extra que comentamos lá no início. Vamos listar algumas orientações abaixo:
- Busque referência de pessoas que tem seus imóveis na imobiliária
- Avalie sua forma de divulgar o imóvel online e offline
- Conheça os profissionais envolvidos em cada etapa do processo
- Analise criteriosamente a saúde financeira da imobiliária e sua credibilidade no mercado
- Solicite documentos, informações, é um direito seu
- Analise o comprometimento da imobiliária
Alugar um imóvel não é uma tarefa simples e exige muito critério. As partes devem estar de acordo com suas responsabilidades e principalmente honrá-las.
Você não precisa enfrentar essa tarefa sozinho, conte com especialistas para lhe ajudar. Evite riscos e transtornos desgastantes.
Portanto, lembre-se de seguir nossas orientações e escolher a opção deixar seu imóvel com uma imobiliária.
Isso se você quiser manter a tranquilidade de saber que seu imóvel estará em boas mãos, tanto por parte da imobiliária, quanto por parte de inquilinos que vão zelar pelo seu bem e honrar com o compromisso do aluguel.
Acompanhe nossas dicas nas redes sociais também! Facebook e Instagram: @fernandobernzimoveis
- Artigo Anterior Alugar direto com o proprietário é um bom negócio?
- Próximo Artigo Qual é a diferença entre Balneário Camboriú e Camboriú?